Perto de Ibiza, ilha de Formentera é ‘joia’ espanhola no Mediterrâneo

Colunista de OVALE, Ana Aragão faz diário de bordo sobre as belezas naturais das Ilhas Baleares, localizado na Espanha, no Mar Mediterrâneo. Ela destaca a ilha de Formentera, que oferece experiências maravilhosas

Formentera é uma pequena ilha no conjunto das Ilhas Baleares, na Espanha.

Pouco conhecida pelos brasileiros, trata-se de um refúgio de muitos europeus, principalmente os italianos.

Chega até a ser estranho se acostumar, pois a sensação que se tem é de estar na Itália e não na Espanha. Os dois idiomas se misturam, entre os que visitam a ilha e os que lá moram e trabalham.

Você pode, por exemplo, estranhar o nome das praias.

E talvez não vá saber nem pronunciar, já que todas estão em catalão.

Então, anote aí um roteiro das praias mais lindas que você vai conhecer na sua vida!

Para chegar em Formetera, só é possível saindo de Ibiza (essa sim, destino certeiro de muitos brasileiros baladeiros). São, porém, bem opostos. Trata-se de um lugar calmo, tranquilo, extremamente limpo e conservado. Por ter uma consciência ambiental enorme, foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, em 1999.

Se você está em Ibiza, poderá fazer um day-trip, o famoso ‘bate e volta’, saindo de balsa pelo porto. Mas seria uma judiação passar somente um dia.

Eu indicaria no mínimo três — até porque o valor da balsa é de 46 euros por pessoa!

VIAGEM.

Eu particularmente ando numa boa de ficar em alternativas como Airbnb ou ‘Bed and Breakfast’. A ilha tem, claro, o centro com hotéis mais populares, geralmente para quem vai com família.

Mas eu aluguei uma scooter, então pude me locomover bem e me hospedar nos charmosos vilarejos, para ouvir à noite o barulho da natureza e a paz que a Formentera te passa.

As praias mais turísticas são a Es Pujols e a Ses Illetes — nessa praia o restaurante Juan e Andrea é o mais requisitado. Anote a dica!

Você vai se impressionar com os tons de azul das águas cristalinas das praias. É um verdadeiro paraíso, daqueles que vemos em comerciais de viagem dos sonhos. Achei mais bonitas que as do Caribe!

DICA.

A praia de Cala Saona é pequena, mas dona de um pôr do sol de tirar o fólego.

E, para a melhor foto, vá ao Farol de la Mola, para uma visão geral da ilha, por cima.

Entre tantas maravilhas do mundo, Formetera com certeza está no meu Top 10. Amei!.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *