Política? Beleza arquitetônica é principal destaque pelas ruas de Brasília

O outro lado do mundo político e dos escândalos da televisão: capital federal é recheada de belezas e prato cheio para quem gosta de arquitetura; planejada, cidade conta com obras-primas de Oscar Niemeyer

Sempre tive curiosidade de conhecer Brasília, pois, política a parte, sempre escutei falar muito bem de sua beleza arquitetônica. Como só tive um final de semana para conhecer a capital federal, já mergulhei de cara no eixo monumental!

Essa avenida, de 16 quilômetros, é conhecida como ‘O Corpo do Avião’. Como a maioria sabe, Brasília foi projetada pelo urbanista Lúcio Costa, que desenhou-a assim imaginando que facilitaria a organização das duas, avenidas e quadras, que são nomeadas com siglas e números! Confude um pouco, e o jeito é confiar nos motoristas dos Ubers!

Nessa avenida, nesse eixo, você já consegue ver algumas obras de Oscar Niemeyer, como a Catedral Metropolitana — que aconselho vê-la de dia, pois o mais bonito é o interior, quando o sol bate –, o Museu da República, o Congresso Nacional e o Palácio do Governo.

Fui pingando de Uber em Uber em cada um desses monumentos, finalizando passando pela ponte Juscelino Kubitscheck, que, para alguns críticos à arquitetura, ficou um pouco ‘fora do padrão’. Ela é projetada por Alexandre Chan.

Já que estava lá, não poderia deixar de conhecer por dentro o Palácio do Planalto. A visita é gratuita.

Uma guia, relações públicas, faz as pessoas completamente leigas em legislação e política entenderem e achar interessante. A visita passa pelas cúpulas, pela sala do presidente da Câmara, e, enquanto rodamos, somos orientados sobre o que e como acontecem as reuniões, como foi projetado o prédio e mais… Achei curioso, pois antes só via pela TV!

VIAGEM.

Como minha ida foi para aplaudir as obras de Niemeyer, optei por um hotel que ele mesmo projetou, ao redor do lago Paranoá.

É, porém, um pouco mais afastado do centro. Os lugares mais procurados são os dois setores hoteleiros do setor sul e norte.

Achei fácil de se locomover por lá. Pelo menos no final de semana, não vi trânsito caótico, e parece que a cidade está no modo ‘mute’! É silenciosa!

Acho que o barulho é só dentro do Congresso e do Planalto. Tirando a fama que Brasília tem, achei uma cidade digna de se morar. Adorei!.

 

Uma ideia sobre “Política? Beleza arquitetônica é principal destaque pelas ruas de Brasília

  1. Passei 6 meses em Brasilia, tempos atrás, a trabalho, realmente é uma cidade muito bacana, apesar do clima seco. Uma diversidade cultural enorme visto que encontramos pessoas de todas as partes do Brasil, além dos estrangeiros que estão por lá aos montes. Um ótimo passeio, recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *